Pelo menos 150 cabras vão ser utilizadas pelo município de Arganil para limpeza florestal. O projeto é financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do Fundo Recomeçar – Ambiente e conta com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).
"A Escola Superior Agrária de Coimbra é um dos parceiros do projeto financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a instalação de um capril e exploração, numa primeira fase, de 150 cabras em regime extensivo na localidade de Cepos, concelho de Arganil", anunciou a ESAC, citada pela agência Lusa.
"Prevê-se que o rebanho de caprinos explore terrenos comunitários dos dois baldios e promova, para além da rentabilidade intrínseca à produção de leite e de cabritos, a gestão de combustível, sobretudo matos, contribuindo para a redução do risco de incêndio nas áreas florestais contíguas à aldeia de Cepos", acrescenta.
Esta é uma medida que promove a recuperação das áreas afetadas pelo grande incêndio de outubro de 2017.
"Essas áreas, destinadas à alimentação dos animais, funcionam como elementos sustentáveis para uma prevenção estrutural do risco de propagação de incêndios, na medida em promovem a compartimentação dos espaços pela descontinuidade da vegetação", explica a ESAC.
O Fundo Recomeçar- Ambiente tem como objetivo apoiar iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, explica a agência Lusa.
A candidatura foi liderada pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Cepos e Casal Novo.