Um relatório da Closed Loop Partners, uma empresa de investimento focada na criação de uma economia circular, revela que o processo de ‘desconstrução’ do plástico representa uma oportunidade de mercado de 120 mil milhões de dólares para materiais reciclados.
Este processo cria uma resina virgem e limpa que pode ser usada para criar novos produtos, sem que exista necessidade de recorrer novamente ao petróleo para criar novos lotes. A reciclagem tradicional não tem capacidade para lidar com a maioria das variedades de resina – daí que muitas vezes o plástico reciclado tenha um uso limitado.
O relatório explica que 10% do plástico na América do Norte é reciclado, gerando cerca de 500 gramas de plástico reciclado para cada 7 quilos de procura. Estes são números que preocupam o mundo empresarial, numa altura em que cada vez mais marcas – como a Coca-Cola e a Nestlé, por exemplo – se comprometem a usar plástico reciclado.
O mesmo documento revela que existem pelo menos 60 empresas químicas de todo o mundo a desenvolver tecnologia para optimizar este processo.