Segundo as informações oficiais adiantadas pela marca checa, o automóvel tem muitas mudanças de design, incluindo um motor fortemente revisto, mais potente e com melhor resposta, sendo que a sua suspensão tem um novo design e várias peças que a Skoda disse serem intercambiáveis com o VW Polo GTI R5.
A Skoda Motorsport, recorde-se, viu homologada nova versão do Fabia R5 nascida dum protótipo apresentado em dezembro de 2018 e a nova versão, além de apresentar a nova imagem para a dianteira do modelo de série, foi também otimizada em vários pormenores tendo em conta a sua performance tanto em termos de performance como de fiabilidade.
Esta nova versão do Skoda Fabia R5 visa substituir um dos melhor sucedidos modelos de competição de sempre, para além dum autêntico sucesso comercial da casa checa, tendo sido vendidas 269 unidades do Skoda Fabia R5, 80 dos quais apenas em 2018 e a clientes.
A nova configuração do motor trouxe também uma nova gestão eletrónica da Magnetti Marelli, que, por sua vez, implica um novo ‘display’ no habitáculo, em que as relações de transmissão também foram adaptadas ao novo desempenho do motor e a própria caixa de velocidades foi beneficiada tendo em conta a sua longevidade.
A carroçaria foi reforçada e um novo arco de segurança, respeitando as regras de 2019, foi montado, enquanto a direção é mais direta, o que permite ainda que com maior curso, ofereça melhor poder de tração.
Os melhoramentos ficaram a dever-se a um extenso programa de testes em que todas as superfícies e pisos foram visados, sendo que o motor mantém as suas características de base inalteradas, mas o seu rendimento foi melhorado tanto em termos de rendimento como de utilização.
Nesta nova configuração foram importantes uma nova bomba de óleo, uma nova bomba de água e um sistema de refrigeração mais eficiente e no motor, a válvula “wastegate” é agora operada eletricamente e uma nova ligação entre a cambota e o alternador permite um melhor débito de potência durante a aceleração.