A Lua está a encolher, revelou a NASA num estudo publicado na segunda-feira. O arrefecimento do interior do satélite natural da Terra é a justificação apontada pela agência espacial.
“Tal como uma uva enrugada a secar para se tornar numa passa, a Lua está a encolher à medida que o seu interior arrefece, formando rugas ou defeitos na sua superfície”, escreveu a agência espacial na conta oficial do Twitter.
You've heard of earthquakes. But what about moonquakes? Like a wrinkled grape drying out to a raisin, the Moon is shrinking as its interior cools causing wrinkles or faults to form on its brittle surface. When enough stress builds, it releases the quakes: https://t.co/H3ixgywT1p pic.twitter.com/OxNrVveAQk
— NASA (@NASA) May 13, 2019
Thomas Watters, cientista do Centro de Estudos da Terra e Planetas do Museu Nacional do Ar e do Espaço dos EUA, revelou que a superfície da Lua está a mudar devido ao encolhimento, ganhando várias elevações. Além disso, o cientista disse também que esse efeito tem causado vários sismos na Lua.
Os cientistas acreditavam que o calor interno da Lua já tinha sido libertado para o espaço há muitos anos. Mas o novo estudo veio indicar o contrário. Esta descoberta “afasta-se do conhecimento convencional sobre como os corpos rochosos arrefecem” e sugere ainda que a Lua está “tectonicamente ativa”, diz, citado pela revista Veja.