Segundo um estudo realizado pelo motor de busca de voos e hotéis Jet Cost, um em cada cinco casais portugueses toma a decisão de divorciar-se ou acabar com o seu relacionamento depois de tirar uns dias de férias.
O estudo contou com a participação de 1.000 pessoas, com mais de 18 anos e que tenham sido casadas ou um relacionamento. Para participar era de caráter obrigatório ter passado pelo menos uma semana de férias com o companheiro/a nos últimos 12 meses.
Quando questionados sobre se lhes tinha passado pela cabeça mudar de vida, depois do tempo de pausa, 73% responderam afirmativamente. 21% admitem ter terminado uma relação, 18% dizem ter decidido ter filhos, 23% confessaram ter deixado o seu trabalho e 16% começaram a fazer exercício físico.
Segundo um porta-voz da Jetcost, "passar as 24 horas do dia com os seus parceiros sentimentais durante as férias, pode ser uma faca de dois gumes para alguns”.
Este aponta para a necessidade de reflexão e sublinha que é importante compreender que “há decisões que devem ser bem pensadas a frio e não baseadas na experiência de apenas alguns dias”.
Por outro lado, aponta que o tempo de férias pode também ser útil para pensar sobre algumas decisões que tem sido adiadas e finalmente mudar de rumo.