Florence Parly, ministra das Forças Armadas francesa, anunciou esta segunda-feira que o submarino “La Minerve”, que estava desaparecido há mais de 50 anos, foi encontrado ao largo de Toulon.
“Acabamos de encontrar o Minerve. É um sucesso, um alívio e um feito técnico. Penso nas famílias que esperavam por este momento há tanto tempo", escreveu a governante no Twitter sobre o submarino que havia naufragado em janeiro de 1968 com 52 homens a bordo.
De acordo com a AFP, que cita um responsável da Marinha daquele país, os destroços do “La Minerve”, um submarino militar, foram localizados pelo navio americano Seabed Constructor, que estava a participar nas buscas. Os escomboros encontravam-se no Mediterrâneo, a 45 quilómetros de Toulon, a 2.370 metros de profundidade.
O submarino havia-se afundado em exercício em 1968 em apenas quatro minutos. No entanto, apesar das operações de socorro realizadas na altura, os destroços não tinham sido localizados.
A causa do acidente continua por definir, sendo que foram colocadas em cima da mesa as hipóteses de uma avaria, uma colisão com um barco, a explosão de um míssil, um torpedo ou um problema com o tubo de ventilação.
Em outubro do ano passado, os familiares das vítimas pediram que as buscas fossem retomadas.
Nous venons de retrouver la Minerve. C'est un succès, un soulagement et une prouesse technique. Je pense aux familles qui ont attendu ce moment si longtemps. pic.twitter.com/pjDnj7lEyb
— Florence Parly (@florence_parly) July 22, 2019