Um homem disparou junto a uma mesquita na cidade de Bayonne. O suspeito, que entretanto já foi detido, terá tentado incendiar a porta de uma mesquita na cidade do sudoeste de França. Segundo as autoridades francesas, o homem terá disparado sobre duas pessoas, deixando-as em estado grave. “Surpreendido pelas duas pessoas, o homem atirou contra elas”, pode ler-se na nota.
O atirador terá também ateado fogo a um automóvel estacionado no local, segundo o mesmo documento. As duas vítimas, transportadas para um centro hospitalar de Bayonne, têm 74 e 78 anos. De acordo com Agency France Press (AFP), uma equipa de remoção de minas dirigiu-se à casa do atirador, localizada perto da cidade.
Foi aberta uma investigação ao incidente e estabelecido um perímetro de segurança junto à mesquita.
O suspeito terá, segundo o jornal britânico Telegraph, 84 anos e foi candidato às eleições locais em 2015, pelo partido de extrema-direita Frente Nacional.
Marine Le Pen, líder do partido, condenou o ataque. “O ataque na mesquita de Bayonne é um ato indescritível, absolutamente contrário aos valores do nosso movimento. Estes crimes têm que ser tratados com a máxima severidade.
🇫🇷 Fusillade devant 1 #mosquee à #Bayonne : le tireur présumé est Claude Sinké. Il était candidat du #FN dans les #Landes aux élections départementales de 2015. Il a lancé un bidon d'essence qui a provoqué une faible #explosion. Il déclare détenir des #grenades. (@azizzemouri1) pic.twitter.com/jSzPnAe3BV
— La Plume Libre (@LPLdirect) October 28, 2019