As autoridades britânicas foram chamadas à London Bridge, em Londres, devido a relatos de um “esfaqueamento” nas imediações da ponte, segundo a própria polícia.
Inicialmente foi divulgado pelas autoridades que tinha sido detido um homem, sabe-se agora que a polícia alvejou mortalmente um homem, por suspeitas de estar na posse de um engenho explosivo.
As autoridades já confirmaram também a existência de cinco feridos, não tendo sido adiantado, no entanto, o estado de gravidade em que se encontram.
Testemunhas, citadas por jornais ingleses, relatam que o suspeito estava a usar o que parecia ser um colete armadilhado com explosivos, o que terá levado a polícia a abatê-lo.
A London Bridge e a zona circundante foram fechadas pela polícia, que criaram um perímetro de segurança e procederam à evacuação de vários edifícios.
O incidente está a ser investigado pela unidade de combate ao terrorismo, ainda que segundo as próprias autoridades não se conheçam ainda os motivos do suspeito. Por outro lado, a polícia apela a população para se manter “alerta” e “vigilante”.
The full statement read by AC Neil Basu can be found here: https://t.co/WXZvV7o01i
Anyone with information that could assist with the investigation can call the Anti-Terrorist Hotline on 0800 789 321. In an emergency call 999.
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) 29 de novembro de 2019
O primeiro-ministro Boris Johnson garantiu no Twitter estar a acompanhar o “incidente” e agradeceu às autoridades a sua "resposta imediata".
"I’m being kept updated on the incident at London Bridge and want to thank the police and all emergency services for their immediate response." — Prime Minister Boris Johnson
— UK Prime Minister (@10DowningStreet) 29 de novembro de 2019
[notícia atualizada]