Comedian é a mais recente obra adquirida pela Perrotin, uma galeria de arte contemporânea, em Miami. A obra apresentada na quarta-feira foi vendida, segundo o site Artnet, a uma compradora francesa por cerca de 108 mil euros e é composta por uma banana comprada numa loja em Miami e uam única tira de fita-cola.
Existem ainda mais duas edições da obra, que foram colocadas à venda e compradas, segundo o mesmo site, por um francês e por um museu. Segundo diz a CNN, nenhuma dos compradores recebeu “instruções claras” acerca do que fazer com a banana quando esta começar a apodrecer.
Segundo um comunicado enviado pela galeria e divulgado pela CNN, há um ano, cada vez que o artista viajava, “trazia uma banana e pendurava-a no quarto de hotel para encontrar inspiração. Fez vários modelos: primeiro em resina, depois em bronze e em bronze pintado, tendo finalmente voltado à ideia inicial de usar uma banana verdadeira”. Ao site Arnet, Cattelan confessou que “não conseguia descobrir como terminar” a obra. “Um dia acordei e disse: ‘a banana é suposto ser uma banana’”, acrescentou.
A obra é da responsabilidade de Maurizio Cattelan, que com esta dupla contribui, pela primeira vez, para uma feira de arte em 15 anos. Este é um momento importante para a galeria Perrotin, fundada em Paris, que trabalha com o artista há 27 anos.
Antes da venda, o fundador da galeria, Emmanuel Perrotin terá dito à CNN que as bananas são “um símbolo de troca global, de duplo sentido, e um dispositivo clássico para o humor”, acrescentando que o artista é conhecido por transformar objetos mundanos em “veículos de deleite e crítica”.
Apesar destas declarações, Perrotin garantiu que a obra Comedian não é nenhuma piada e que todos os aspetos do trabalho foram cuidadosamente considerados, desde o formato da fruta ao ângulo em que esta foi presa à parede.
Maurizio Cattelan é responsável por obras como La Nona Ora, que representa o Papa João Paulo II a ser atingindo por um meteorito, e America, uma sanita feita com 18 quilates de ouro, que foi roubada este ano do Palácio Bleinheim, onde estava em exibição, emprestado pelo Museu Solomon R. Guggenheim.