Um avião da Força Aérea chilena foi dado como desaparecido, esta segunda-feira, enquanto se dirigia para uma base na Antártida.
A aeronave levava, segundo a agência Reuters, 38 pessoas a borda, entre as quais 21 eram passageiros e 17 faziam parte da tripulação.
O avião descolou da base aérea de Chabunco, na cidade de Punta Arenas, no sul do país às 16h55 – 19h55 em Portugal – e os operadores aéreos perderam o contacto com o avião do modelo Hércules C130 às 18h – 21h em Lisboa.
A Força Aérea chilena diz ter perdido “o contacto via rádio” e uma operação de socorro está em curso para tentar localizar o avião, depois de ser declarado “estado de alerta”. A Marinha chilena está a participar nesta operação.
A bordo do avião seguiam pessoas que iam prestar apoio logístico na manitenção das instalações nas bases do continente.
O Presidente do Chile, Sebastián Piñera já reagiu ao incidente. “Desolados com o desaparecimento do avião Hércules da Força Aérea chilena, que viajava com 38 passageiros rumo à Antárctida a partir de Punta Arenas (…) vamos monitorizar as operações de busca e o envio de equipas de resgate”, escreveu, no Twitter.
Vamos con ministro @gblumel rumbo a Cerrillos.Consternados con desaparición de avión Hércules de la @FACh_Chile que viajaba con 38 pasajeros rumbo a la Antártica desde Punta Arenas.Desde ahí,junto a Ministro @mindefchile monitorearemos búsqueda y despliegue de equipos de rescate
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) December 10, 2019