Os Estados Unidos acreditam que o Irão terá abatido acidentalmente, com um míssil, o avião ucraniano que caiu no país esta quarta-feira e que matou 176 pessoas.
Segundo a CNN, as autoridades norte-americanas basearam-se na análise contínua de dados de satélites, radar e dados eletrónicos recolhidos pelas forças armadas.
Donald Trump também comentou o assunto e disse suspeitar de que o acidente não se deveu a problemas mecânicos, dando a entender que "alguém poderia ter cometido um erro do outro lado".
Entretanto, as autoridades do Irão já rejeitaram que o acidente tenha sido provocado por um sistema antimíssil iraniano.
"Vários voos domésticos e internacionais voam ao mesmo tempo no espaço aéreo iraniano à mesma altitude de 8.000 pés, e essa história de ataque com mísseis (…) não podia estar mais incorreta", disse o Ministério dos Transportes iraniano.
“Esses rumores não fazem qualquer sentido", acrescentam.
Recorde-se que o avião caiu, em Teerão, ao início da manhã de quarta-feira, horas depois de o Irão ter lançado pelo menos 22 mísseis contra bases norte-americanas no Iraque. A maioria das pessoas eram de nacionalidade iraniana, havendo também canadianos, alamães, suecos, afegãos, britânicos e ucranianos a bordo.
{relacionados}