O Governo australiano organizou uma operação para ajudar os animais que viram, devido aos incêndios, o seu habitat ser destruído. Na operação Rock Wallaby foram largados milhares de quilogramas de comida, entre os quais cenoura e batata doce, para alimentar as colónias de rocky-wallabies, colónias de animais parecidos com os cangurus, mas mais pequenos.
Devido aos incêndios, que continuam a deflagrar em Nova Gales do Sul – e noutras partes do país – os animais foram obrigados a fugir dos seus habitats para salvar as suas vidas. Os helicópteros sobrevoaram as zonas onde os animais se refugiaram e atiraram milhares de alimentos.
"O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos a utilizar para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas, como o canguru", garantiu o secretário do Meio Ambiente do Estado de Nova Gales do Sul, em comunicado. Matt Kean aproveitou e partilhou algumas das imagens da operação.
Recorde-se que os incêndios têm deflagrado no país desde setembro. Durante esta vaga já foram registadas 27 mortes no país. Estima-se que as chamas já tenham destruído mais de oito milhões de hectares. Em “Kangaroo Island”, no sul do país, mais de 215 mil hectares foram dizimados e cerca de 30 mil coalas morreram.
Operation Rock Wallaby 🦘- #NPWS staff today dropped thousands of kgs of food (Mostly sweet potato and carrots) for our Brush-tailed Rock-wallaby colonies across NSW 🥕🥕 #bushfires pic.twitter.com/ZBN0MSLZei
— Matt Kean MP (@Matt_KeanMP) January 11, 2020