Em 2019, Lisboa foi, pela quarta vez consecutiva, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, acima de grandes cidades espanholas como Madrid ou Barcelona. As conclusões são do TomTom Traffic Index, que anualmente analisa o congestionamento de trânsito em 416 cidades de 57 países. Segundo este barómetro, Lisboa tem uma percentagem de 33% no que diz respeito ao congestionamento, fazendo com que os lisboetas passem cerca de 43 minutos no trânsito diariamente, o que perfaz um total de 158 horas por ano.
O índice de tráfego aumentou em relação ao ano passado, mas a capital portuguesa acabou por descer quatro lugares no ranking, ocupando agora a 81.ª posição a nível mundial.
O Porto também viu o seu índice de tráfego aumentar, tendo subido três pontos percentuais em relação ao ano passado, e subindo 13 lugares no ranking, ocupando a posição 109. Ainda assim, com um índice de 31%, mantém-se inferior ao de Lisboa. Na invicta, os condutores perdem 39 minutos no trânsito, somando um total de cerca 154 horas anuais.
O final do dia de sexta-feira (entre as 18h00 e as 19h00) acarreta os principais problemas de congestionamento de trânsito, tanto em Lisboa como no Porto. Analisando os níveis de tráfego nas autoestradas, estes situam-se nos 23% em Lisboa e 21% no Porto. Já nas vias secundárias, o congestionamento aumenta para 34% em Lisboa e 36% no Porto, registando, respetivamente, uma subida de um e três pontos percentuais em relação ao ano passado.
Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index englobou as cidades do Funchal (17%, 351.ª posição), Braga (18%, 334.ª posição) e Coimbra (15%, 375.ª posição), sendo que todas elas registaram um aumento na percentagem de tráfego. De acordo com o relatório da TomTom, no Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 22 e 24 minutos por dia no trânsito, respetivamente, e 18 minutos em Coimbra. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sendo que neste caso, o dia da semana mais congestionado regista uma maior variação.
De acordo com este estudo, o ranking mundial volta a ser liderado por uma cidade indiana. Em 2019, Bengaluru encabeçou o pódio, com os condutores da cidade indiana a passarem 71% de tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital das Filipinas, Manila (71%), Bogotá, na Colômbia (68%), a cidade mais congestionada de 2018, Bombaim, (65%) e Pune, também na Índia (58%), completando assim o top-5 das cidades com mais trânsito do mundo.
Moscovo volta a liderar a lista europeia (59%) e Istambul (55%) precede-o mais uma vez, com Kiev (53%), Bucareste (52%) e São Petersburgo (49%) a seguir. As cidades de Bruxelas (37%), Londres (37%) e Paris (36%) ocupam a 11.ª, 12.ª e 13.ª posição, respetivamente. Grandes capitais como Paris (39%), Roma (38%) e Londres (38%) ficaram em 14.º, 15.º, e 17.º, respetivamente.