Maria Sharapova, de 32 anos, anunciou hoje, numa entrevista concedida à revista Vanity Fair, que colocou um ponto final na sua carreira de tenista.
Maria Sharapova is leaving tennis. In an exclusive essay for Vanity Fair and Vogue, the tennis legend reflects on her career, looks to her future, and asks: How do you leave behind the only life you’ve ever known? https://t.co/q2UO5INjFI
— VANITY FAIR (@VanityFair) February 26, 2020
A atleta russa encontrava-se a contas com problemas físicos desde o regresso aos courts, em 2017, depois de uma suspensão de 15 meses por doping.
Sharapova despede-se dos courts com cinco Grand Slams conquistados (venceu o primeiro Major em 2004 em Wimbledon).
"Olhando para trás, percebo agora que o ténis tem sido a minha montanha. O meu caminho foi repleto de obstáculos e desvios, mas a vista, do topo, foi magnífica. Depois de 28 anos e cinco títulos do Grand Slam, porém, chegou a hora de pensar em escalar outra montanha e competir noutros terrenos", disse.
"O sabor da incansável luta pelas vitórias que vivi, contudo, jamais desaparecerá. O que quer que me espere, continuarei com o mesmo foco, o mesmo espírito de trabalho, e levarei comigo todas as lições que o ténis me ensinou", continuou.
Sem desvendar quais são os próximos desafios, Sharapova prometeu ainda continuar a "esforçar-se" e a "escalar obstáculos": "O ténis mostrou-me o mundo e mostrou-me aquilo de que eu sou feita. A forma como me testou fez-me crescer. Por isso, seja qual for o próximo capítulo que eu escolha para mim, seja qual for a minha próxima montanha, vou continuar a lutar, a esforçar-me, a escalar obstáculos. Vou continuar a crescer".