Foi criada uma linha de emergência para apoiar os portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e precisem de ajuda para regressar ao país.
“Com o objetivo de dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351217929755)", informa um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A linha estará disponível entre as 09h00 e as 17h00, em dias úteis. Fora deste horário, a linha "será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia".
"O MNE coloca à disposição dos portugueses em viagem pelo mundo um serviço adicional, destinado sobretudo a prestar informações relativas ao regresso a território nacional no caso de ocorrerem dificuldades de circulação no país onde se encontrem", explicam, acrescentando ainda que que esta linha de emergência "não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares".