A partir desta sexta-feira, a Proteção Civil vai poder enviar população mensagens por telemóvel (SMS) sobre o Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Em conferência de imprensa sobre a declaração de situação de alerta a partir de hoje em todo o país, o governante explicou que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou o sistema de avisos à população por SMS.
"A partir de hoje está declarada a situação em que a subcomissão operativa que funcionará numa base de permanência pode decidir que faz sentido enviar uma mensagem por SMS", disse o ministro, acrescentando ainda que as mensagens, semelhantes às enviadas por exemplo, em período de incêndios florestais, não podiam ser enviadas antes da declaração do estado de alerta.
"Durante este período, cabe agora à ANEPC, em função das circunstâncias concretas, identificar qual o universo e natureza da mensagem e quando faz sentido enviar a mensagem", afirmou.
Recorde-se que o estado de alerta está em vigor a partir de hoje, dia 13 de março, até ao dia 09 de abril, data em que será reavaliado.