A Ordem dos Médicos decidiu criar o Prémio de Investigação Maria de Sousa, foi anunciado esta quarta-feira. A primeira edição está prevista para 24 de novembro de 2020, Dia Nacional da Cultura Científica.
“No dia seguinte à notícia que nos abalou a todos, da morte da nossa colega e muito estimada professora Maria de Sousa, esta foi a forma que a Ordem dos Médicos encontrou de fazer uma homenagem, não à sua partida, mas à forma como dedicou a sua vida: pela ciência, pelo conhecimento, por todos nós. A escolha deste dia pareceu-nos também apropriada, já que pretende enaltecer as várias dimensões a que Maria de Sousa dedicou a sua vida, conseguindo aliar a vertente científica que mais a celebrizou a uma enorme cultura e humanismo”, destaca o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, em comunicado.
Recorde-se que a imunologista Maria de Sousa morreu, durante a madrugada desta terça-feira, vítima da covid-19, aos 81 anos.
Maria de Sousa, que era cientista, escritora e professora catedrática, estava internada há cerca de uma semana nos cuidados intensivos do Hospital de São José, em Lisboa.
{relacionados}