A polícia espanhola intercetou em Zamora um autocarro que se dirigia à Suíça, o veículo de passageiros foi obrigado a regressar a Portugal, por ter um número de passageiros superior ao permitido atualmente, no âmbito do estado de emergência em vigor em Espanha, decretado devido à pandemia.
O mesmo veículo já tinha sido intercetado antes, na fronteira com a Galiza, onde as autoridades espanholas obrigaram os passageiros a serem divididos por dois veículos. O que foi feito, ainda que durante pouco tempo, pois alguns quilómetros depois todos os ocupantes dos dois autocarros voltaram a ser colocados em apenas um, adiantou a Guardia Civil, através de um comunicado.
Foi quando uma nova patrulha deu conta do não cumprimento das regras. Embora os agentes não tivessem sabido de imediato que o condutor já tinha sido advertido e instado a corrigir a situação quando atravessou a fronteira.
O autocarro já estava em Zamora na região de Castela e Leão, quando foi obrigado a voltar para Portugal, por se tratar de um infrator reincidente.
O autocarro tinha como destino a Suíça, estando ainda prevista uma paragem em território francês.
Sublinhe-se que as regras de distaciamento social adotadas devido à covid-19 obrigam os passageiros nos autocarros e noutros transportes públicos a estarem separados com uma distância de mais de um metro o que os impede de se sentarem lado a lado.