O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez, esta sexta-feira, o balanço dos primeiros dias de situação de calamidade no país, decretado após terminado o estado de emergência, na sequência da pandemia de covid-19.
O governante informou que foram encerrados 177 estabelecimentos, que violaram regras sobre a permissão de abertura, porque "tinham mais de 200 m2 ou estavam em conjuntos ou centros comerciais em que não era permitida a sua abertura", e foram "igualmente suspensos 38 estabelecimentos que violam regras em regime de entrega para fora – take away".
Por outro lado, 42 pessoas foram multadas por não utilizarem máscara nos transportes públicos, medida obrigatória desde o passado dia 2 de maio.
"Apenas 42 situações de incumprimento pelo uso de máscara", disse Eduardo Cabrita, adiantanto que foi aplicada a respetiva coima de 120 euros.
Houve ainda "830 situações de incumprimento de uso de máscara em outros espaços fechados – como espaço comerciais, locais de atendimento ou serviços públicos".