Numa altura em que muitas das restrições para prevenir a propagação da covid-19 estão a ser levantadas, é aconselhável que as empresas e serviços que voltem a abrir ao público tenham planos que garantam o cumprimento do distanciamento social entre clientes. E foi esta "falta de planeamento", como muitos apelidam nas redes sociais, que "chocou" os passageiros de um voo da Iberia Express, entre Madrid e Gran Canária, realizado este domingo.
De acordo com as imagens, as distâncias de segurança recomendadas não estavam a ser respeitadas. Num dos vídeos partilhados nas redes sociais pode ver-se os passageiros a questionarem o comissário de bordo sobre a situação. "Onde está a distância de segurança? O avião está quase cheio e não há sequer um assento de separação entre os passageiros", lamentou um dos viajantes na sua conta oficial de Twitter.
No site oficial, a Iberia Express assegura que a empresa está a cumprir as medidas de combate à covid-19 e que existe um plano de ação que garante a segurança dos seus passageiros.Os aviões incluem ainda um sistema de ar que permite a sua renovação a cada dois e três minutos através do filtro HEPA – com "99,9% de eficiência" contra vírus e bactérias.
Foi ainda reforçada a limpeza diária da aeronave e eliminado os serviços de bordo como a venda e distribuição de alimentos. O uso de máscara na viagem é também obrigatório, salienta ainda a mesma fonte.
Dónde está la distancia de seguridad @Iberia? Va el avión casi completamente lleno y no hay ni siquiera un asiento de separación entre pasajeros. Esto es una VERGÜENZA. @el_pais @eldiarioes @elmundoes pic.twitter.com/HnOJDluCkh
— Efrén Hernández (@efren_hr) May 10, 2020