Acho impossível que os juízes do Tribunal Constitucional alemão, por muito ignorantes que sejam (como certamente imaginamos qualquerjuiz), não soubessem que a sua decisão contra a solidariedade europeia não iria reforçar os assim chamados ‘populismos’ mundiais. O que penso é eles não quererem saber disso, e estarem apenas contra a participação da Alemanha emsolidariedades internacionais, devido a conjunturas internas antigas que julgam assim evitar.
Também estou convencido de que eles sabiam que uma sua sentença não se deve impor a outra de um tribunal de uma instância superior, como seria (e foi) o caso de um tribunal europeu. Mas simplesmente o seu egoísmo natural fê-los tomar uma posição interna, que esperam (e talvez bem) vir a influenciar o seu Governo.
O que eles devem ignorar é o que a Alemanha lucra com a Europa, e a exportar sem direitos alfandegários ou quaisquer outras barreiras para os países europeus. Mas isso são outras ignorâncias, que já afectaram muitos ingleses, e demais.
Há egoísmos que só se contentam em acabar, seja como for, mesmo com muitas dores próprias, e sobretudo sem querer saber delas no primeiro momento.
Pedro d'Anunciação