A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, identificou e deteve um homem, casado, com 61 anos de idade, pela presumível prática de crimes de pornografia e aliciamento de menores para fins sexuais, envolvendo uma vítima menor de idade.
Em comunicado, a PJ explica que a detenção ocorreu na região da Grande Lisboa, no âmbito de uma investigação que teve origem numa denúncia formalizada pela vítima. A menor foi envolvida numa “fraudulenta interação comunicacional e posterior coação tendente à autoprodução de conteúdos íntimos e marcação de encontro presencial”.
A PJ apreendeu diverso material de telecomunicações “utilizado no cometimento dos crimes, sendo que apenas o respetivo exame permitirá apurar a real extensão da atividade delituosa”.
Na mesma nota, a autoridade “alerta para os riscos do uso indevido das plataformas de comunicação com exposição de conteúdos íntimos, cuja autoprodução é muitas vezes instigada por predadores sexuais atuando sob capa de falsos perfis, potenciando futuras ameaças e coação para ulterior produção de registos imagéticos ilegais e extremamente atentatórios da liberdade e autodeterminação sexual das vítimas”.
O detido foi presente, esta terça-feira, a primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação.