Afinal são 19 as freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que se mantêm em estado de calamidade. Nesta segunda-feira, António Costa havia adiantado que eram 15 freguesias, mas nesta terça-feira Eduardo Cabrita revelou que são 19.
À semelhança do que havia sido já avançado na véspera, todas as freguesias da Amadora e de Odivelas estão entre as que se mantêm em estado de calamidade, confirmou nesta terça-feira o ministro da Administração Interna.
Em Sintra, são seis as freguesias que se mantêm em estado de calamidade. Segundo a TSF, Algueirão/Mem Martins, Agualva/Mira Sintra, Cacém/São Marcos, Massamá/Monte Abraão, Queluz/Belas e Rio de Mouro, as freguesias "correspondentes à zona do eixo da linha de Sintra e do IC19”. Em Loures, Camarate, Unhos e Apelação e Sacavém/Prior Velho.
Já no município de Lisboa apenas uma freguesia se mantém em estado de calamidade: Santa Clara.
À meia-noite desta terça-feira entrou em vigor um conjunto de medidas restritivas excecionais para a Área Metropolitana de Lisboa. Os ajuntamentos em espaço público voltaram a estar limitados a um máximo de dez pessoas e os estabelecimentos comerciais e serviços passam a estar obrigados a encerrar às 20h. O incumprimento das medidas está enquadrado como crime de desobediência.