O Governo revelou, esta quarta-feira, que Portugal saiu da lista de países com restrições de voos diretos da Polónia. Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros considera que a decisão comprova “a transparência da informação fornecida pelo nosso país".
“A Polónia retirou Portugal da lista dos países relativamente aos quais mantém restrições de voos diretos, juntando-se assim à Grécia, à República Checa, à Hungria, a Malta, à Roménia, à Bélgica, aos Países Baixos, à Dinamarca e ao Chipre no levantamento total ou parcial de restrições à mobilidade de passageiros oriundos de Portugal", revela a tutela liderada por Augusto Santos Silva.
Para o Governo, "estes factos corroboram o reconhecimento da transparência da informação fornecida pelo nosso país relativamente à evolução da situação epidemiológica", bem "como da evidência da capacidade de resposta do nosso Serviço Nacional de Saúde, que em nenhum momento deixou de garantir acompanhamento às pessoas infetadas com covid-19".
Na mesma nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros considera que é reconhecida "a evolução positiva da situação epidemiológica em Portugal", designadamente "a capacidade para testar em larga escala, detetar os casos positivos, controlar a sua transmissão e tratá-los da forma mais adequada".