O especialista em viagens e antigo jornalista da BBC Paul Charles, que diariamente analisa os casos de covid-19 pelo mundo, está a ser citado pela imprensa britânica que prevê a saída de Portugal do corredor aéreo do Reino Unido em breve.
"Infelizmente, Portugal está a voltar rapidamente para a zona vermelha. O Governo português está a preparar o estado de contingência a partir de 15 de setembro. Muito provavelmente será adicionado à quarentena do Reino Unido a 5 de setembro. A Grécia agora está âmbar. Itália tem os casos a aumentar mas ainda continua no verde", escreveu o líder de empresa de consultadoria de turismo.
1/2 Sat update: sadly #Portugal is fast heading back to red zone. Its Govt preparing State of Contingency from 15th Sept. Very likely to be added to #UK quarantine from 5th Sept. #Greece has now gone amber. #Italy cases rising but still green for now. @ThePCAgency pic.twitter.com/8c31tz2ahN
— Paul Charles (@PPaulCharles) August 29, 2020
Recorde-se que Portugal parece estar a assistir a um aumento significativo dos novos casos, estando, desde quarta-feira, a registar números acima das três centenas de infeções, tendo aliás contabilizado 401 contágios na sexta-feira. Contudo, os dados deste sábado apresentam uma ligeira descida, tendo sido contabilizados 374 diagnósticos positivos confirmados nas últimas 24 horas.
Já na sexta-feira, Felipe Froes, coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos (OM), tinha deixado o alerta de que Portugal se arriscava a “perder o corredor seguro”.