Foi confirmado mais um caso do novo coronavírus associado ao lar no concelho de Ourique, no Alentejo, elevando assim o número de pessoas infetadas para 45.
O caso confirmado mais recente é o de uma mulher que pertence a uma família de seis pessoas, todas infetadas com covid-19. O resultado do primeiro teste de despiste foi negativo, no entanto o segundo teste acabou por ser positivo. Apesar de ter sido avisada sobre o risco de poder vir a contrair a infeção, a mulher decidiu ficar junto dos dois filhos crianças, que estão infetados, de acordo com o presidente do município, Marcelo Guerreiro.
Existem, no total, 14 utentes infetados e 13 funcionários. Foram ainda detetados 18 casos de infeção de contactos próximos dos funcionários, entre os quais estão dois bebés, um de 11 meses e outro de dois anos.
Do total de infetados, três estão internados no hospital de Beja: um idoso, de 95 anos, uma funcionária do lar, de 65 anos, e uma utente de 85 anos. O idoso e a utente estão "estáveis" mas a funcionária está na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do hospital de Beja, de acordo com declarações de um membro da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) á Lusa.
Os restantes 13 utentes infetados continuam no lar, sendo que os três utentes que testaram negativo foram transferidos para uma residência do município. Os restantes casos positivos – 12 funcionários e 17 contactos – encontram-se a cumprir isolamento nas suas casas e estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde.