O município de Madrid vai pedir ao Governo central espanhol que declare a capital como zona de catástrofe após o nevão causado pela tempestade Filomena. De acordo com o presidente da Câmara, José Luis Martínez-Almeida, o nevão causou prejuízos na cidade de cerca de 1.400 milhões de euros, em danos causados à atividade económica e em danos materiais.
Em conferência de imprensa, Martínez-Almeida pediu ainda ao Governo "para responder o mais rapidamente possível", de forma a "aliviar a situação". Também a Comunidade de Madrid e o Governo regional fizeram apelos no mesmo sentido.
Segundo a autarquia, o nevão causou danos no valor de pelo menos 400 milhões de euros em infraestruturas municipais e nos serviços públicos, e, caso o pedido seja negado, estará "numa situação muito complicada e difícil". No total, estima-se que os prejuízos tenham atingido os 1.398 milhões de euros.
No espaço de 30 horas, caíram 1.250.000 quilogramas de neve na capital espanhola: o equivalente a 23,2 milhões de metros cúbidos. "Para termos um exemplo gráfico, se colocássemos uma fila de camiões com 40.000 quilos de neve em cada um, a fila iria de Madrid até Bruxelas", afirmou Martínez-Almeida, citado pelo jornal espanhol El Confidencial.