A Nova Zelândia e a Austrália estão em alerta devido ao risco de tsunami após um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter – seguido de uma réplica de magnitude de 7,5 – ter abalado, esta quarta-feira, as Ilhas Loyalty, no Pacífico Sul. Não há registo de vítimas, nem de danos materiais.
"É expectável que as zonas costeiras neozelandesas experimentem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa", alertou a Agência de Gestão de Emergências da Nova Zelândia, no seu website. "As pessoas que habitem perto do mar ou no litoral devem voltar para o interior, longe das praias, litorais, portos e estuários", acrescentou a agência.
Também a Austrália alertou a população para o "risco iminente" de tsunami, na zona norte, em particular na ilha Lord Howe, a cerca de 550 quilómetros da Austrália. A "situação deverá persistir durante várias horas".
TSUNAMI CONFIRMED. Observation – Norfolk Is at 2:15am AEDT. MARINE THREAT warning for LORD HOWE ISLAND. Issued by JATWC 3:01 AM AEDT Thu 11 Feb 2021. Tsunami affecting marine area commencing after 2:45 am AEDT Thu, persisting for several hours Warnings at: https://t.co/cuhd1HTN87 pic.twitter.com/KtL1fMMoyh
— Bureau of Meteorology, Australia (@BOM_au) February 10, 2021