Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, anunciou que será esta segunda-feira à tarde divulgado o plano de desconfinamento no Reino Unido. No entanto, em comunicado, citado pela imprensa britânica, avança que as aulas presenciais na Inglaterra irão regressar a 8 de março e que haverá algum aliviamento de medidas no contacto social ao ar livre.
"As nossas decisões serão tomadas com base nos dados mais recentes para cada etapa, e seremos cautelosos nessa abordagem para não desfazer o progresso que alcançámos até agora e os sacrifícios que cada um fez", sublinhou.
Os quatro critérios de avaliação para o desconfinamento – o avanço da vacinação, a redução do número de hospitalizações e do número de casos e o controlo da ameaça de novas variantes – estão a ser cumpridos, sendo assim possível que as aulas presenciais possam ser retomadas daqui a duas semanas, a 8 de março. Na mesma data, será também possível visitas individuais a lares e que duas pessoas se possam encontrar ao ar livre.
"A partir 29 de março será possível a duas famílias ou seis pessoas encontrarem-se ao ar livre, e alguns desportos ao ar livre, como ténis ou golfe", disse à BBC o secretário de Estado responsável pela vacinação, Nadhim Zahawi.
No entanto, ainda não há uma data para quando será autorizada a reabertura do comércio e atividades consideradas não essenciais.
Na Escócia e no País de Gales as escolas do ensino primário reabriram esta segunda-feira, e as escolas da Irlanda do Norte, à semelhança de Inglaterra, irão reabrir a 8 de março.