A Áustria anunciou, esta terça-feira, que está a negociar com a Rússia a compra de um milhão de doses da vacina Sputnik V contra a covid-19. O primeiro lote deverá ser entregue já em abril.
"O objetivo das negociações iniciadas a 26 de fevereiro é a compra" de doses que permitirão "vacinar 500 mil pessoas a partir de abril", indicou à agência France-Presse o gabinete do chanceler Sebastian Kurz. Foi acordada a entrega de "300 mil doses em abril, de 500 mil em maio e de 200 mil no início de junho" e "já foi assinado um acordo de sigilo para a partilha de documentos confidenciais".
"Se a Áustria receber mais um milhão de doses de vacinas, podemos voltar à normalidade mais rápido, salvar numerosas vidas e também empregos", declarou Kurz, num comunicado.
A Áustria não é o primeiro país da União Europeia (UE) a negociar mais doses de vacinas, em complemento às encomendadas pela Comissão Europeia. Tanto a Eslováquia como a República Checa já o começaram a fazer, face à demora do plano de vacinação na UE.
"Não devem existir talas geopolíticas. A única coisa que deveria importar é se a vacina é eficaz e segura", insistiu Kurz.
A Hungria já começou a administrar a vacina russa, apesar de o fármaco ainda não ter sido autorizado pela Agência Europeia do Medicamento.