A ministra da Saúde sublinhou, esta sexta-feira, que a vacina da AstraZeneca é segura e que os efeitos adversos como os coágulos sanguíneos são muito raros.
"A vacina é segura e eficaz. Pode haver um risco absolutamente raro dentro de um grupo etário", disse Marta Temido, à margem de uma visita a uma ação de testagem de trabalhadores agrícolas em Odemira
Sublinhe-se que Portugal decidiu restringir a toma da vacina da AstraZeneca a menores de 60 anos, mas alguns países, incluindo na União Europeia, tomaram diferentes decisões.
Questionado sobre o facto, a ministra explicou que "na falta de melhor informação, alguns países optaram por manter a suspensão da administração da vacina abaixo dos 60 anos e Portugal foi um dos países que fez essa opção, esperando que rapidamente haja informação complementar sobre os riscos efetivos de subgrupos deste grupo, que permitam afinar este critério".
A governante adiantou que ainda se aguardam "entendimentos técnicos" relativamente a outros aspetos, porque "os peritos nem sempre estão todos de acordo".