A Rainha Isabel II do Reino Unido, que esta quarta-feira celebra o seu 95.º aniversário, deixou uma mensagem de agradecimento à população “por todo o apoio e generosidade” após a morte do príncipe Filipe.
É a primeira vez que a monarca fala em público depois da morte do marido, a 9 de abril. “Tenho recebido a propósito do meu 95.º aniversário, várias mensagens positivas, as quais muito aprecio”, lê-se num comunicado publicado nas páginas oficiais do Palácio Buckingham.
“Apesar de enquanto família estarmos num período de enorme tristeza, tem sido reconfortante para nós ver e ouvir as homenagens prestadas ao meu marido, vindas do Reino Unido, da Commonwealth e de todo o mundo”, continuou.
“A minha família e eu gostaríamos de vos agradecer por todo o apoio e generosidade que têm vindo a ser mostrados. Temo-nos sentido profundamente tocados e continuamos a ser relembrados que o príncipe Filipe teve um impacto extraordinário em inúmeras pessoas ao longo da sua vida”, concluiu.
Apesar de a rainha ter nascido a 21 de abril de 1926, o seu aniversário só é celebrado em junho. Tal acontece porque, em 1748, o rei George II, que nascera em novembro, decretou que o segundo sábado de junho seja o dia oficial para celebrar o aniversário dos monarcas britânicos.
A celebração, conhecida como Trooping the Colour, foi cancelada em 2020 devido à pandemia de covid-19 e, ao que tudo indica, este ano também não se irá realizar.
The Queen’s message to people across the world who have sent tributes and messages of condolence following the death of The Duke of Edinburgh. pic.twitter.com/1apW7s1zXS
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 21, 2021