Os países da União Europeia poderão abrir as portas a todos os turistas norte-americanos vacinados contra a covid-19 já no verão. A revelação foi feita pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao jornal New York Times.
“Os norte-americanos, tanto quanto sei, usam vacinas que estão aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA). Isso irá permitir-lhes viajarem e moverem-se com liberdade”, afirmou.
“Uma coisa é clara: os 27 Estados-membros aceitarão, incondicionalmente, todos aqueles que estiverem vacinados com vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento”, acrescentou.
Até ao momento, as três vacinas administradas nos EUA – da Moderna, Pfizer/BioNTech e da Johnson & Johnson – foram aprovadas pela EMA.
Na entrevista, von der Leyen não referiu exatamente quando iria ser feita tal reabertura e destacou que a decisão final será de cada um dos 27 Estados-membros. No entanto, o Parlamento Europeu tem como objetivo aprovar a versão final do certificado de vacinação em junho.