Portugal está entre os cinco países mais seguros do mundo.
De acordo com o relatório do Institute for Economics & Peace, Portugal é o quarto país mais seguro no mundo, apenas atrás da Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca, e o segundo entre os países da União Europeia.
Em comunicado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, frisou que o facto de “Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um ativo para a qualidade de vida dos portugueses” e “uma vantagem competitiva face a outros países”.
Para Cabrita, “a questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial”. “A segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país”, considera.
“Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo”, sublinhou o ministro.
“Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos. E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”, destacou.
Note-se que, em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar deste ranking.