Portugal foi colocado, esta sexta-feira, na ‘lista vermelha’ de viagens da Alemanha, devido à disseminação de novas variantes, informou a Agência de Saúde da Alemanha.
O que significa que a partir de 29 de junho, todos os viajantes que entrem ou saem da Alemanha são obrigados a cumprir quarentena de dez dias logo após a entrada no país.
De realçar que, esta sexta-feira, António Costa falou com a chanceler alemã na Cimeira Europeia e disse que Merkel “ficou esclarecida” que o crescimento da variante Delta em Portugal “não está ligado” à final da Liga dos Campeões.
"Eu falei com a senhora Merkel e confirmei a própria interpretação que tinha feito das declarações que ela tinha proferido, não vi propriamente um incómodo ou crítica, vi mais como hipótese. Ela tinha um bocado a ideia que o crescimento da variante Delta poderia estar associado à final da Champions, [mas] verificou pelos números que, tendo a final tido lugar na cidade do Porto e estando dois terços desta variante concentrados na região de Lisboa, era muito difícil estabelecer qualquer tipo de ligação", explicou o primeiro-ministro.
Recorde-se que a chanceler alemã teceu críticas à falta de regras comuns de viagens na União Europeia, usando Portugal como exemplo do aumento de contágios na Europa, que, na sua opinião, “poderia ter sido evitada”.