O advogado Paulo Saragoça da Matta disse, esta terça-feira, que Joe Berardo, que foi hoje detido, “está numa calma total, muito sereno”.
Em declarações aos jornalistas, à saída das instalações da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa, o advogado adiantou que Joe Berardo colaborou com a investigação. Contudo, não adiantou mais detalhes.
“Está bastante sereno. Tem problemas de saúde graves que toda a gente conhece, mas só isso”, acrescentou, elogiando ainda os inspetores da PJ, que foram “extremamente amáveis, muito educados e compreensivos”.
No entanto, Paulo Saragoça da Matta criticou a detenção. “Acho sempre curiosas estas investigações que duram cinco, seis anos e só depois é que alguém se lembra de fazer uma detenção”, disse.
Joe Berardo irá passar a noite nos calabouços da PJ em Lisboa e será ouvido pelo juiz Carlos Alexandre na quarta-feira.
Recorde-se que o empresário e o seu advogado, André Luiz Gomes, foram detidos esta terça-feira. Berardo é suspeito de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Em causa estará a forma como conseguiu obter financiamento de três bancos, além do esquema que terá montado para escapar ao pagamento dos credores, que causou um prejuízo de quase mil milhões de Euros à CGD, ao Novo Banco e ao BCP.
{relacionados}