A ministra da Saúde deu como clarificada, esta terça-feira, a questão da vacinação dos jovens abaixo dos 18 anos, adiantando que o tema será abordado no Conselho de Ministros, mesmo ainda sem se conhecer a posição final da Direção-Geral da Saúde.
"No tema da vacinação na idade pediátrica está já clarificada a decisão de vacinação dos 18 aos 16 anos, e está já clarificada também a vacinação dos 12 aos 15 em casos de comorbilidades, que nos vão agora ser listadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", disse Marta Temido, após a reunião de que juntou especialistas, Governo, Presidente da República e Presidente da Assembleia da República, no Infarmed.
A ministra fez questão de salientar que os técnicos da comissão técnica de vacinação contra a covid-19 estão ainda a analisar "a relação de risco-benefício relativamente à vacinação nestas idades" mais jovens, sublinhando, ao mesmo tempo, que a decisão política, no entanto, já está tomada.
"Todos queremos ter essa informação o quanto antes e estamos preparados para vacinar estas faixas etárias em termos logísticos, dependemos agora desta avaliação técnica e há também uma decisão que pode ser tomada para além dessa decisão técnica", disse.