As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, paralisia cerebral, asma grave ou fibrose quística devem ser vacinadas contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde, que atualizou a norma da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, esta terça-feira.
Na lista de patologias constam ainda perturbações de desenvolvimento, como a Trissomia 21, perturbações do desenvolvimento intelectual grave e profundo, doenças que causem imunossupressão e alguns problemas cardíacos, entre outras.
A sinalização destas crianças deverá ser feita pelos profissionais médicos que as acompanham, segundo a atualização da mesma norma.
Já a declaração médica para vacinar fora da recomendação terá de ter fundamentação clínica e científica e ser passada por um médico da especialidade em causa.
De acordo com a norma, os maiores de 16 anos podem ir sozinhos tomar a vacina e dar o seu consentimento, enquanto os jovens com idade inferior terão de ter presentes um dos pais ou tutores.