O objetivo do Governo e da task-force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 de ter 70% da população vacinada foi atingido esta sexta-feira, anunciou o Ministério da Saúde.
“Objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a COVID-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista”, lê-se em comunicado.
Recorde-se que o coordenador da task-force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, tinha previsto que esta meta fosse alcançada na semana entre 8 a 15 de agosto.
Segundo a nota, já foram administradas, em Portugal continental, “cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”.
O ministério tutelado por Marta Temido sublinha ainda que “o ritmo de vacinação das duas últimas semanas tem-se mantido elevado, com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia”.
Durante o mês de agosto o ritmo de vacinação vai acelerar “graças a uma maior disponibilidade de vacinas”, uma vez que “deverão chegar quase três milhões de vacinas até ao final deste mês”.
“Se nos reportarmos apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa”, frisa a nota.
O ministério sublinha “o compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação” e a “grande adesão demonstrada pelos portugueses”, que tornaram possível o cumprimento deste objetivo.