A União Europeia (UE) já tem 70% da população adulta com a vacinação completa contra a covid-19, anunciou a Comissão Europeia, admitindo porém a possível administração de terceiras doses devido às variantes do vírus.
"Em janeiro comprometemo-nos a atingir o objetivo de vacinar totalmente 70% da população adulta da UE contra a covid-19 até ao final do verão e hoje podemos orgulhar-nos de que a nossa estratégia de vacinação tenha permitido cumprir este objetivo, com a plena participação dos Estados-membros e dos cidadãos", realçou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa declaração recebida pela agência Lusa.
Apesar de ser “um marco importante para pôr fim à pandemia que perturbou sociedades e economias e custou tantas vidas”, Stella Kyriakides assinalou que o combate não pode “ficar por aqui”, visto que as “novas variantes tornam necessário ir além dos 70% para garantir segurança”.
"Temos de estar um passo à frente. Temos de abordar urgentemente a preocupante lacuna nas taxas de vacinação entre os nossos Estados-membros e estar prontos para implementar vacinas de reforço se as provas científicas demonstrarem que este é o caminho a seguir", apontou a comissária europeia, abrindo portas à possibilidade de inocular uma terceira dose da vacina nos Estados-membros da UE.
Em simultâneo é necessário, segundo Kyriakides, "continuar a aumentar a sensibilização, combatendo a desinformação, e mobilizar todos os cidadãos para este esforço global sem precedentes", uma vez que está comprovado que "as vacinas estão a salvar vidas todos os dias em todos os Estados-membros".
Mesmo assim, “a vacinação por si só não pode acabar com a pandemia, [pelo que] precisamos de continuar a manter-nos mutuamente seguros e fechar as portas às variantes", reforçou a comissária, mencionando a “solidariedade em matéria de vacinas”, com a qual a UE se tem dedicado ao exportar vacinar através do mecanismo Covax.
A presidente da Comissão Europeia também celebrou o cumprimento deste objetivo na rede social Twitter, reforçando também a ajuda que a UE tem dado aos outros países.
"Precisamos de mais europeus para vacinar e também precisamos de ajudar o resto do mundo a vacinar-se", salientou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyn, prometendo que a UE irá "continuar a apoiar os [seus] parceiros".
Recorde-se que antes do final do mês de julho, a UE atingiu a meta dos 70% de adultos vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19.
70% of adults in EU are fully vaccinated.
I want to thank the many people making this great achievement possible.
But we must go further!
We need more Europeans to vaccinate. And we need to help the rest of the world vaccinate, too.
We'll continue supporting our partners. pic.twitter.com/VxdvZlrwYv
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 31, 2021