O xelim de meados do século XVII da Nova Inglaterra foi encontrado por Wentworth Beaumont na casa da sua família, em Bywell Hall, Northumberland. A moeda foi cunhada em 1652 para uso dos primeiros colonos na Colónia da Baía de Massachusetts.
Beaumont, consultor de arte, disse à BBC que a velha lata de confeitaria que continha a moeda e várias outras, foi encontrada no escritório do corredor: "Eu nunca tinha visto isto antes e quando abri, achei que era apenas uma coleção um tanto bizarra de moedas antigas aleatórias”, contou, acrescentando que como “não sei nada sobre moedas, achei que valia a pena conferir”.
O especialista em moedas James Morton, que inspecionou a descoberta para os leiloeiros Morton e Eden, explicou: "Mal pude acreditar no que vi quando percebi que era um excelente exemplo de um xelim da Nova Inglaterra, a moeda é a estrela da coleção, que também inclui um xelim de ‘pinheiro’ de Massachusetts, dois exemplos de dólares de estanho ‘Moeda Continental’ datados de 1776, uma medalha de bronze "Libertas Americana" e várias moedas britânicas de ouro marteladas.
Beaumont é descendente de William Wentworth, que visitou a Nova Inglaterra em 1636. Vários membros da sua família passaram a ocupar posições de destaque na América colonial: "Só posso presumir que o xelim foi trazido da América por um dos meus antepassados".
Espera-se que a moeda possa ser vendida por 200 mil libras, o equivalente a 237 mil euros, quando for a leilão em Londres no próximo mês.