Efemérides de 25 de novembro

1999 – A Assembleia Geral da ONU assinalou esta data há 22 anos,  proclamando-a o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

1510 Afonso de Albuquerque conquistou Goa há 511 anos.

1920 "Tomada da Bastilha", em Coimbra, há 101 anos, operação de assalto e ocupação do Clube dos Lentes, para ali ser instalada a futura Associação Académica.

1922  Abriu há 99 anos a pastelaria Versailles, em Lisboa, uma das últimas míticas que resta na cidade.

1999 A Assembleia Geral da ONU assinalou esta data há 22 anos,  proclamando-a o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

1975 Um dispositivo militar, com base no Regimento de Comandos e superiormente liderado por Ramalho Eanes, opôs-se há 45 anos a uma tentativa de sublevação de unidades militares de extrema-esquerda, fazendo o 25 de Abril regressar às suas intenções democráticas.

1989 "Revolução de Veludo" na Checoslováquia, há 32 anos, com mais de meio milhão de pessoas, lideradas por Alexander Dubcek, dirigente da Primavera de Praga, em 1968, e por Vaclav Havel, chefe do grupo Novo Fórum, a exigirem a abertura à democracia.

2003 Os ministros das Finanças da zona euro chegaram há 18 anos a a um acordo sobre o Pacto de Estabilidade, exigindo o compromisso da França e da Alemanha para o controlo do défice, mas não o cumprimento das metas definidas.

2013 O Tribunal Constitucional decidiu há 7 anos (Governo de Passos), por sete votos contra seis, incluindo o do presidente (contra), Joaquim de Sousa Ribeiro, não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública.

2019 A Organização UNESCO ratificou há 1 ano a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa em 5 de Maio.

2020 O Presidente de Argentina, Alberto Fernández, declarou 3 dias de luto nacional e muitos organismos suspenderam as suas actividades habituais pela morte nesse dia de Maradona.