Três tripulantes de um veleiro de bandeira francesa, um deles morto, foram resgatados no passado domingo por um navio de cruzeiro a 500 milhas a sudoeste da Madeira, tendo desembarcado hoje no Funchal, indicou o comandante da Zona Marítima da região.
"Trata-se de dois homens, de 66 e 30 anos, pai e filho, e um amigo deles, de 73 anos, este já cadáver", referiu Guerreiro Cardoso à agência Lusa.
O comandante da Zona Marítima da Madeira explicou que o resgate aconteceu na madruga de domingo e foi feito pelo navio de cruzeiro "Mein Schiff 1", que se dirigia para o Funchal, depois de o veleiro ter emitido um pedido de socorro.
A operação foi orientada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) em articulação o com uma estação de socorro em França, que recebeu o pedido da tripulação do veleiro.
Guerreiro Cardoso sublinhou que o resgate decorreu "em condições adversas" devido à forte agitação marítima na zona em que se encontrava a embarcação francesa.
O tripulante que morreu terá sido vítima de um acidente a bordo, na sequência do mau tempo.
Os outros dois foram transportados ao Hospital Dr. Nélio Mendonça em ambulâncias dos Bombeiros Sapadores do Funchal.