Efemérides de 17 de dezembro (2021)

1903. Realizou-se há 118 anos o primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio, pelos irmãos Orville e Wilbur Wright, na Carolina do Norte, EUA.

1777 A França, sempre rival da Inglaterra, foi a primeira nação a reconhecer a independência dos EUA, que ajudou a conseguir na guerra contra a sua metrópole, há 144 anos.

1903 Realizou-se há 118 anos o primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio, pelos irmãos Orville e Wilbur Wright, na Carolina do Norte, EUA.

1973 A Assembleia Geral da ONU excluiu há 48 anos os poderes de representatividade de Portugal sobre "os territórios em África", limitando-os ao "interior das suas fronteiras na Europa".

1989 Morreram centenas de pessoas há 32 anos (já com o Bloco de Leste caído), na repressão policial da manifestação contra o regime de Nicolai Ceausescu (1918-89), na cidade romena de Timisoara – que haveria, embora procurasse resistir, de ser morto no dia de Natal.

2007 Os 36 arguidos do caso UGT, que eram acusados de desviar verbas do Fundo Social Europeu na formação profissional prestada pela central sindical UGT, foram absolvidos há 14 anos, terminando assim um dos mais longos processos a decorrer nos tribunais portugueses.

2010 Mohamed Bouazizi, vendedor ambulante de fruta com um diploma universitário, imolou-se há 11 anos pelo fogo na cidade de Sidi Bouzid, marcando assim o início da revolução na Tunísia que se espalhará pelo Mundo Árabe, do Norte da África ao Médio-Oriente, dando origem a uma série de revoluções que ficam conhecidas por Primavera Árabe.

2015 A China lançou para o espaço há 5 anos o seu primeiro telescópio espacial, destinado a procurar matéria escura no universo e inserido num programa que incluía a colocação em órbita de mais três satélites científicos durante 2016.

2019 O Papa Francisco eliminou há 2 anos o segredo pontifício nos casos de pederastia e estabeleceu o dever de cooperar com a justiça quando existam mandatos executivos.

2020 O Rei da Suécia disse há 1 ano que as autoridades do País falharam na resposta ao COVID-19, criticando a polémica estratégia contra o bloqueio.