Portugal classificado com risco muito elevado por Centro Europeu de Controlo de Doenças

Portugal surge na pior categoria do sistema do ECDC, após os Açores terem aumentado as notificações e os casos positivos.

Portugal encontra-se na pior categoria de risco de covid-19 do Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) – vermelho-escuro.

Na atualização semanal do ECDC, divulgada esta quinta-feira, Portugal continental, Madeira e Açores surgem na pior categoria do sistema de semáforos, correspondente ao nível de risco muito elevado, ou seja, regiões onde a covid-19 tem grande disseminação. Na semana passada, os Açores ainda estavam classificados no nível laranja.

Contudo, no mapa do ECDC sobre viagens na União Europeia, apenas a Roménia (laranja) é exceção ao vermelho e vermelho-escuro, sendo que é o país com menor taxa de notificações, estando mesmo uma parte do território a verde.

As cores do mapa do ECDC representam uma combinação das taxas de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias, número de testes realizados e total de positivos.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.921 pessoas e foram contabilizados 1.330.158 casos de infeção, segundo a última atualização de dados da Direção-Geral da Saúde.