Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) partilhou na sua conta do Twitter um vídeo onde estabelece alguns dos seus objetivos para 2022, sendo um deles acabar com a pandemia.
"Um novo ano traz novas resoluções, estas são as minhas para o mundo", começa por dizer o responsável.
Em três simples pontos, Tedros afirma que pretende "vacinar 70% da população mundial até julho de 2022, de modo a acabar com a pandemia de covid-19", reforçar a segurança de saúde, apoiando as negociações de um acordo pandémico e ajudar "todos os países a fortalecerem os cuidados de saúde primários".
O diretor-geral da OMS realça que é necessário por fim à era pandemia e que para isso é preciso que todos os países trabalhem em conjunto: “Precisamos que os governos continuem com as medidas de saúde pública e sociais, incluindo a testagem e a denúncia de novas variantes em todos os países, sem medo de medidas punitivas”.
Tedros apelou ainda a que cada um cumprisse a sua parte no combate à Covid-19, com a utilização de máscaras, cumprimento do distanciamento social, evitando multidões e encontros em estabelecimentos fechados, optando por espaços exteriores sempre que possível, e ventilação de espaços.
My 3 resolutions to support #HealthForAll in 2022.
1⃣ Vaccinate 70% of people in all countries by July 2022 to end the #COVID19 pandemic.
2⃣ Strengthen 🌍 health security by supporting negotiations on a #PandemicAccord.
3⃣ Help all countries strengthen primary health care. pic.twitter.com/7ROBRUVTN2— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) December 31, 2021