O período de isolamento para as pessoas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e estão assintomáticas, bem como as que desenvolvem doença ligeira, passa a partir desta quarta-feira a ser de sete dias, de acordo com as normas atualizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Foi igualmente reduzido para sete dias o isolamento dos contactos de alto risco, sendo que foram alteradas as definições destes contactos, contudo só entram em vigor na próxima segunda-feira.
Neste sentido, passam a ser considerados contactos de alto risco os coabitantes do caso confirmado, excetuando quando tiverem esquema vacinal completo com dose de reforço, quem resida ou trabalhe em lares ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas, comunidades terapêuticas e de inserção social, bem como em centros de acolhimento temporário, de alojamento de emergência e na rede de cuidados continuados.
Tendo ainda em conta as normas agora atualizadas, o período de isolamento passa a ser de 10 dias para quem desenvolve doença moderada e 20 para quem desenvolve doença grave e para quem tem problemas de imunodepressão, independentemente da gravidade da evolução clínica.