A partir desta sexta-feira, a modalidade Casa Aberta passa a estar disponível para pessoas com mais de 50 anos que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 há mais de 150 dias.
Para tal, basta a população alvo dirigir-se aos centros de vacinação para ser administrada a dose de reforço sem precisar de agendar ou de contactar previamente a Direção-Geral da Saúde.
Além deste grupo etário, também disponível o regime de Casa Aberta para maiores de 30 anos vacinados com a vacina de dose única da Johnson & Johnson há pelo menos 90 dias.
De referir ainda que também é possível aderir à modalidade Casa Aberta através de uma senha digital para os grupos prioritários de vacinação. Eis os grupos considerados prioritários:
– Magistrados e elementos do sistema judicial
– Estudantes dos cursos de saúde (mediante declaração do estabelecimento de ensino superior)
– Cidadãos das mesas de voto do processo eleitoral e respetivos elementos auxiliares
– Profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
– Comunidade Universitária (Estrutura Docente e Apoio)
– Pessoas com comorbilidades, elegíveis para esta fase da vacinação, portadoras de declaração médica.
Para aceder ao sistema de senha digital desta respetiva modalidade, os utentes devem pedir uma senha no dia em que pretendem receber a vacina. No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento que comprove a profissão que exercem.