A Polícia Judiciária (PJ) portuguesa com o apoio da congénere Polícia Federal Belga localizou e apreendeu o quadro PIASKI, do artista Frank Stella, que estava em exposição numa galeria de arte em Bruxelas. Este quadro insere-se na investigação sobre o descaminho de obras de arte que se encontravam apreendidas e que pertenciam ao ex-banqueiro João Rendeiro.
"A obra, apreendida à ordem de um processo no qual João Rendeiro se encontra condenado numa pena de 10 anos de prisão efetiva, pela prática dos crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento, tinha sido descaminhada e vendida em março de 2021, pelo valor de €106.250 USD (€126.274,99), através de uma leiloeira de Nova Iorque", detalha a PJ num comunicado divulgado esta sexta-feira.
Depois de localizado o quadro PIASKI, "mediante pedido de cooperação judiciária internacional", o Ministério Público, através do DCIAP, "solicitou às autoridades belgas a formalização da sua apreensão, tendo esta Polícia Judiciária procedido à sua recolha", indica ainda a autoridade judiciária.
{relacionados}