Foi entregue na noite de domingo uma coroa de flores na sede do CDS, com uma mensagem de pêsames, ainda antes de se saber que Francisco Rodrigues dos Santos abandonaria a liderança do partido.
Num vídeo partilhado no Twitter, é possível assistir ao momento.
Juro não aguento. Estou a morrer a rir. Alguém enviou uma coroa de flores para a porta do CDS como se fosse um funeral 💀💀💀 pic.twitter.com/WmA5c4YkEw
— Clau (@claulolico) January 31, 2022
Já no cartão com uma mensagem, entregue no Largo do Caldas, podia ler-se:
"Para consolo dos que ficam, rezemos pelos que nos deixam nesta hora de pesar. Paz à sua alma, que descanse a Comissão Política Nacional, do CDS-PP e o seu excelso 'presidente'".
A mensagem vem assinada pelo "irmão desaparecido", a "prima modernaça" e o "primo sem maneiras", uma referência ao famoso vídeo de caricatura divulgado pelo partido durante a campanha eleitoral.
Recorde-se que o CDS-PP obteve este domingo o pior resultado da história, não conseguind eleger qualquer deputado e abandonando o parlamento pela primeira vez em 47 anos. De acordo com os dados provisórios da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, o CDS-PP obteve 1,61 % (86.578 votos).
Em resultado, o líder do partido apresentou a demissão: "Estes resultados não deixam margem para dúvidas de que deixei de reunir condições para continuar a liderar o CDS-PP. Por essa circunstância, apresentei ao presidente do Conselho Nacional a minha demissão de presidente do CDS".